Close Menu

Busque por Palavra Chave

Arte & manhas | Sobre as formas de ver, enxergar e ouvir

Por: Luís Bogo
24/04/2023 10:41
Quadro de Jackson Pollock

Lembrando o antigo dito popular “O pior cego é aquele que não quer ver”, decidi tecer algumas considerações que podem até sofrer contestações, já que estamos voltando à democracia.

Pouco tempo após o nascimento, nossos olhos já adquirem capacidade plena de captar o que está à nossa volta, mas eles não têm a capacidade de traduzir a situação “filmada” e gravada na memória. São as experiências sensoriais que vão nos diferenciar as imagens negativas das positivas.

À medida em que vamos crescendo, estabelecemos critérios éticos e estéticos. Começamos a distinguir o bom e o ruim dentre as imagens que nos surgem aos olhos; e, também, começamos a escolher as figuras que mais acalentam nossas almas, pois tudo se transforma de acordo com o nosso olhar ou de acordo com o que deciframos na paisagem.

Nem tudo o que vemos é real e nem toda realidade pode nos influenciar ou interessar. Porém, precisamos estar atentos à realidade para que ela não nos atropele enquanto admiramos um quadro de Kandinsky, Miró ou Dali.

Ver não é um ato, apenas consequência de algo congênito. Enxergar é um aprendizado. Quando aprendemos a verdadeiramente enxergar o mundo é que começamos a estabelecer valores que costumam passar desapercebidos pela maioria das pessoas (não por culpa delas, mas pelas informações e educação que não receberam).

O despertar para outras formas de olhar passa pela escola. Cabe ao professor despertar a curiosidade, instigar o aluno a procurar outras fontes de conhecimento ao invés de se ater às cartilhas distribuídas nas escolas. Temos alternativas de entretenimento de alto nível e gratuito em várias cidades do País. As administrações que ignoram isto são omissas.

Mas não vou me ater apenas às artes plásticas. A chegada da internet e a proliferação dos telefones móveis provocou uma ruidosa poluição sonora. Basta que se entre em um ônibus para ouvir raps e funks de conteúdo violento ou pornográfico. Um pouco de educação musical seria importante para elevar o nível de consciência destas crianças.

A música popular brasileira, além do próprio folclore, é uma fonte inesgotável para auxiliar a atividade pedagógica. Pena que tenha sido tão pouco utilizada, visto que nos últimos anos os artistas foram relegados para aquele plano abaixo do tapete.

Não é impossível unir o erudito ao popular. Tom Jobim, Vinicius de Moraes e os outros pais da Bossa Nova fizeram isto. Chico Buarque tem canções que explicam a história do Brasil (o samba “Vai Passar” é um exemplo).

Precisamos ter mais atenção à arte. Sem arte, não existe educação de qualidade.


Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro